A tecnologia continua revolucionando as experiências na sociedade, principalmente no que diz respeito à inovação e praticidade. De maneira mais recente, a união de dois conceitos passou a apresentar inúmeras vantagens em diferentes segmentos. Estamos falando do 5G e da IoT!

Se você ainda não conhece essas propostas e não sabe como elas se relacionam, continue a leitura para entender!

O que é o 5G?

Para começar, é preciso entender que o 5G é a nova geração de conexão móvel, sendo uma evolução das tecnologias anteriores (3G e 4G). E um dos benefícios mais aguardados é o suporte para um conjunto maior de aparelhos operando ao mesmo tempo.

Para se ter uma ideia, enquanto o padrão antecedente trabalha em frequências de até 2.5 GHz, o 5G funciona até 95 GHz. Assim, proporciona mais consistência, estabilidade e menor tempo de resposta no acesso.

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é um recurso que envolve a interconectividade digital de itens do nosso dia a dia. Para simplificar, trata-se de uma rede de objetos que integram e compartilham informações a partir de uma conexão on-line.

Entre os exemplos, é possível citar os assistentes virtuais, os dispositivos por comando de voz, os eletroeletrônicos inteligentes e os veículos automáticos. Com isso, conseguem unir o espaço físico com o digital.

Como esses conceitos se relacionam?

Agora que você já entendeu do que se trata cada uma dessas tecnologias, chegou o momento de descobrir a relação entre elas. Por oferecer conexões estáveis, o 5G é ágil e eficiente, ou seja, potencializa o uso dos aparelhos a partir de uma conexão móvel via satélite.

Hoje em dia, os dispositivos relacionados à IoT costumam usufruir das redes fixas de WiFi. Já com a presença do 5G, os aparelhos poderão ser utilizados fora dos espaços residenciais.

Quando falamos sobre o 5G e a IoT é importante destacar que essa relação promove alta velocidade e baixa latência (perda de dados). Portanto, aliar os dois conceitos é ter uma estrutura ainda mais consistente para os aparelhos inteligentes.

De que maneira o 5G impacta a Internet das Coisas (IoT)?

É possível que, até agora, você já tenha compreendido o quanto o 5G promoverá mudanças na IoT. Mas, para ficar ainda mais evidente, apresentaremos três áreas que ganham (e muito) com essa união!

Saúde

Hoje em dia, os braços mecânicos e dispositivos minimamente invasivos colaboram nas operações complexas. Com o 5G e a IoT, diferentes processos poderão acontecer de maneira remota. O que economiza recurso e tempo.

Além disso, uma conexão mais estável tornará os procedimentos médicos, com sistemas mecânicos e robóticos, mais seguros.

Segmento automotivo

Atualmente, os consumidores já têm acesso a veículos com funcionamento automático. Sendo que todo o sistema é programado para, a partir da conectividade com a rede, trabalhar com independência.

Por meio da união entre o 5G e a IoT, os motoristas terão a possibilidade de acompanhar a movimentação de outros automóveis em tempo real. O que significa a chance de fugir de acidentes e engarrafamentos.

Telecomunicações

Como já mencionado, a nova geração de conexão proporciona uma rede mais ágil e consiste para o compartilhamento de dados. De modo que os dispositivos inteligentes tornam essa comunicação mais potente.

Assim, com o 5G e a IoT, os smartphones não serão os únicos canais utilizados para conversas. Isso porque outros aparelhos mais eficazes e rápidos também serão usados com essa finalidade.

Com soluções integradas em telecomunicações, a KeraxWeb apresenta oportunidades sob medida para o mercado corporativo. Assim, as empresas terão facilidade em se desenvolver no mercado, contando com conectividade, segurança e telefonia. Entre em contato e agende uma reunião para conhecer os nossos serviços!