Apenas um clique em um link malicioso pode acabar com a reputação de um negócio, além de representar um importante prejuízo financeiro. Isso porque, cada vez mais, as empresas estão vulneráveis a ataques cibernéticos, com destaque para o phishing. 

Para se proteger, as organizações precisam investir continuamente nas soluções em cibersegurança, especialmente porque os hackers também têm buscado “evoluir” suas estratégias de invasão.

Vamos entender como proteger a sua empresa contra phishing? Continue a leitura!

O que é phishing?

Phishing vem do conceito de “pescar”, um crime onde o principal objetivo é enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito.

Em uma das suas formas mais comuns, as vítimas recebem um e-mail ou uma mensagem de texto que imita um remetente que confiam. Quando a vítima abre o e-mail ou o texto, uma mensagem assustadora induz o colaborador a deixar o bom senso de lado e clicar em links ou fazer downloads de arquivos maliciosos.

Pronto! O hacker consegue invadir o sistema. Ao mesmo tempo que tem uma dinâmica bastante simples, o Phishing é o mais eficiente e perigoso dos ciberataques porque lida diretamente com as vulnerabilidades humanas. Por isso, é fundamental investir em algumas medidas de segurança corporativa. Confira a seguir. 

1) Proteja o servidor de e-mail

Uma preocupação comum a respeito dos golpes cibernéticos é proteger os navegadores. Alguns já possuem alguns filtros de segurança que visam a proteção contra a ação de hackers. Mas, o e-mail é uma via comum para esse tipo de ataque. 

Por isso, nossa recomendação é evitar que os e-mails maliciosos cheguem à caixa de entrada da sua empresa, com o investimento em soluções robustas para identificar ameaças em arquivos ou links. 

2) Treine os colaboradores com foco em segurança

Conforme apontado no início do artigo, os hackers utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas para invadir os sistemas de empresas. Links maliciosos em e-mails, chamadas eletrônicas enganosas, mensagens de texto altamente persuasivas e cavalos de Tróia em anexos.

Alguns conseguem “disfarçar” as mensagens de phishing até mesmo com nomes de provedores ou empresas parceiras – uma facilidade quando a conta de um dos funcionários já está comprometida. Por isso, todos os colaboradores devem ser treinados para saber reconhecer quando um e-mail é suspeito. 

3) Faça testes de invasão

Não basta confiar na sua estrutura de TI ou achar a empresa “pequena” demais. Todas as organizações estão sujeitas a ataques de hackers. Por isso, uma estratégia interessante é fazer testes de invasão para simular como o seu negócio iria reagir em caso de um ataque de phishing. 

Assim, será possível detectar as principais vulnerabilidades da rede e ser assertivo ao escolher um pacote de soluções para a segurança da sua empresa. 

4) Atenção às estações de trabalho

Você sabia que o phishing pode chegar até o seu negócio através de e-mails pessoais de colaboradores? Aplicativos de mensagens também são perigosos. O problema está na falta de controle no uso desses meios que colocam a segurança digital da empresa em risco. 

Então, uma boa recomendação é investir em soluções de proteção nas estações de trabalho. Desta forma, quando o colaborador estiver exposto a um link de phishing, o redirecionamento para a rede da empresa será bloqueado. O mesmo vale para o uso de dispositivos móveis para acessar arquivos e dados internos. 

5) Senhas, autenticação de dois fatores e firewall

Nossa última dica é fazer uso da autenticação de dois fatores em todos os serviços corporativos, além de criar senhas exclusivas para cada dispositivo. Esse cuidado é primordial para manter os demais recursos em segurança caso uma frente seja exposta em um ataque. 

Outra medida é aprimorar os sistemas de Firewall da empresa. O firewall é essencial para garantir mais segurança contra ameaças internas e externas nas organizações, capaz de identificar e bloquear ataques à rede da sua empresa de forma proativa.

Curtiu nossa dica? Clique Aqui para entrar em contato conosco e tirar todas as dúvidas.

 


Leia também:

Backup e segurança cibernética para empresas

5 vantagens de contratar um serviço de backup para empresas

Chamar no WhatsApp
Olá! Podemos te ajudar?