Segurança da Informação. Se esse tema ainda não é prioridade na sua empresa, você precisa incluir essa demanda na sua lista de tarefas com a máxima urgência. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da Internet Security Threat Report, os ataques cibernéticos cresceram 56% nos últimos anos. 

Nesse cenário, não há espaço para achar que a sua empresa está protegida. Negócios dos mais variados nichos – independente se são pequenos, médios ou grandes – estão vulneráveis a ação deste tipo de criminoso, capaz de causar prejuízos bilionários em poucos cliques.

Para começar a se proteger, uma forma assertiva é corrigir hábitos que podem estar contribuindo para a vulnerabilidade da organização. Confira abaixo 5 erros comuns de empresas na Segurança da Informação:

Quais erros a maioria das empresas cometem na Segurança da Informação?

1 – Não investir na proteção dos dados

Por muito tempo, segurança corporativa era relacionada apenas à proteção de ativos físicos da empresa, como equipamentos. Mas, atualmente, os ativos mais importantes são os dados e informações confidenciais, que exigem investimentos em soluções e tecnologias para sua segurança.

2 – Negligenciar o acesso dos colaboradores

Empresas grandes ou pequenas precisam intensificar os cuidados no controle de acesso a informações. Isso porque nem todos os colaboradores precisam conhecer senhas e dados relevantes. Para organizar isso de forma mais segura, uma medida é criar uma hierarquia para cada setor, com caminhos específicos.

3 – Não ter uma política de segurança

Sua empresa possui uma política de segurança? O documento reúne as recomendações básicas que os colaboradores e gestores devem ter sobre o assunto. Não é algo difícil de implementar e pode fazer muita diferença na disseminação da responsabilidade da proteção de dados.

4 – Não realizar backup de forma periódica

Outro erro comum em empresas é a falta da realização de um backup regular dos seus dados. Esse é um cuidado fundamental para garantir que seus dados estejam seguros em caso de ataque cibernético.

5 – Sistemas desatualizados

Muitas pessoas nem imaginam, mas as atualizações que todos os sistemas exigem de tempos em tempos são fundamentais na Segurança da Informação.

Isso porque os ataques cibernéticos podem ser facilitados diante da vulnerabilidade existente nos sistemas e hardwares. Por isso, as empresas que desenvolvem esses sistemas lançam atualizações com correções e melhorias para driblar esse cenário.

Lembre-se!

Estar atento a essas questões é apenas o começo do processo da Segurança da Informação. É primordial investir em um pacote completo de ações para proteger sua organização de forma eficaz. 

Clique Aqui e conheça as soluções da Kerax Web para investir na segurança da sua empresa!

 


Leia também:

telefonia empresarial

Como reduzir os custos com telefonia na empresa?

Chamar no WhatsApp
Olá! Podemos te ajudar?