Você já deve ter feito um teste de velocidade da internet para saber se o valor que paga mensalmente à operadora corresponde à conexão que está sendo realmente entregue. Mas, a importância do speed test, como também é conhecido, se torna ainda maior quando aprendemos a interpretar esse resultado. 

Qual é o próximo passo? Como saber quais os reais problemas da conexão? Continue a leitura e descubra!

Como interpretar o teste de velocidade da Internet?

Quando a internet fica lenta, algumas questões podem favorecer essa instabilidade, desde a distância do computador para o roteador, assim como a presença de espelhos ou paredes no ambiente. 

Então, antes de reclamar com a operadora quando o resultado do teste de velocidade não é o esperado, precisamos eliminar os ruídos físicos que podem atrapalhar a conexão.

Feito isso, pode ser preciso repetir o teste. Mas, antes, precisamos ainda entender os aspectos técnicos a partir de três informações principais: velocidade de download, velocidade de upload e ping (latência). 

Upload

Oriundo de “Up” (subir), o termo faz referência à velocidade com a qual se “carrega” os arquivos no servidor. Alguns exemplos são: enviar e-mails, carregar fotos em redes sociais, publicar vídeos, etc. 

Download

O download remete a “baixar” dados da rede. Exemplos: carregar uma página da internet ou salvar um vídeo para assistir.

É comum que a velocidade do upload seja menor que a de download, já que o habitual do comportamento humano é “baixar” mais dados do que “sobe”.

Ping (ou latência)

Já o ping é um termo desconhecido da maioria das pessoas. Nada mais é do que a velocidade com a qual a conexão reage, ou seja, sua latência. No caso de quem joga online, por exemplo, quanto mais ping, melhor.

É um quesito diretamente impactado pela distância do servidor. Por isso, quem utiliza servidores localizados em outros países, tende a lidar com uma latência mais alta.

Como fazer o teste de velocidade?

Agora que já sabemos como interpretar as informações principais do resultado do teste, vamos efetivamente fazê-lo. 

Existem vários links confiáveis, mas um dos mais seguros é o https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl. Basta clicar no link e o teste será iniciado de forma automática.

 

Curtiu as dicas? Quer soluções personalizadas para proteger a rede da sua empresa? Clique Aqui e conheça a Kerax Web.

 


Leia também:

segurança da informação

Segurança da Informação: 5 erros que sua empresa comete

 

Chamar no WhatsApp
Olá! Podemos te ajudar?